Já pararam para pensar em como a gente chegou até aqui? De como as coisas evoluíram tanto, desde as fábricas do século XIX até os smartphones que não desgrudam da nossa mão? Pois bem, essa transformação toda não aconteceu por acaso. Ela é resultado de duas grandes ondas de mudança que chamamos de Revolução Técnico-Científica e Revolução Informacional.
Imagina só: lá na metade do século XIX, a galera percebeu que investir em ciência podia ser uma baita jogada para as empresas e para os governos ficarem mais poderosos. Foi aí que a coisa começou a esquentar! Grana na pesquisa gerou novas indústrias que a gente conhece bem, como a química, a dos carros, eletrônicos e até a biotecnologia. Essa explosão de novidades e de um jeito novo de produzir as coisas é o que chamamos de Revolução Técnico-Científica. A ciência virou peça chave para a tecnologia avançar.
Só que a história não parou por aí! Na esteira dessa primeira revolução, veio outra ainda mais impactante para o nosso dia a dia: a Revolução Informacional. Depois da Segunda Guerra Mundial, processar informações virou prioridade. Governos e empresas botaram fé (e dinheiro!) no desenvolvimento de máquinas que pudessem fazer cálculos e ajudar até em estratégias militares. Foi nesse contexto que surgiram os "bisavôs" dos nossos computadores.
De lá pra cá, a coisa evoluiu numa velocidade incrível! Os computadores foram ficando menores, mais fáceis de usar e super eficientes, chegando nas indústrias, nos escritórios e, claro, nas nossas casas. Aí, pra completar, inventaram a internet, essa rede que conecta o mundo todo. E não parou por aí! Vieram as redes sociais, os smartphones… Enfim, uma avalanche de tecnologia que mudou completamente a forma como a gente se comunica, trabalha, se diverte e vive.
Essa jornada da Revolução Técnico-Científica para a Revolução Informacional é super importante pra entender o mundo em que a gente vive hoje. Nos links abaixo, vamos mergulhar fundo nessas duas transformações, entender como elas aconteceram e quais foram seus principais impactos.
REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA: ACESSE AQUI
REVOLUÇÃO INFORMACIONAL: ACESSE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui este texto....