quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

GEOGRAFIA: Determinismo e Possibilismo


A geografia é uma ciência que estuda o espaço Geográfico, ou seja, o espaço natural modificado. 
Com a chegada do seculo XIX, muitas transformações ocorreram. As revoluções e as mudanças na sociedade alteraram profundamente a vida social. A revolução industrial. O surgimentos dos Estados-Nações, o imperialismo etc… Tudo isso exigia uma ciência que fosse capaz de estudar as relações da sociedade com o meio. A primeira ideia foi a de que a natureza domina as relações e a vida humana.  Esse conjunto de idéias ficaram conhecidas como DETERMINISMO. Um dos criadores desta escola de pensamento foi o alemão Friedrich Ratzel (1844-1904) , considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico. 
O Determinismo geográfico, acredita que o homem seja um produto do meio, pois as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem é escravo do seu próprio espaço!
Ainda no seculo XIX, Paul Vidal de La Blache (1845-1918) um geógrafo francês  funda a corrente de pensamento, que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico de Ratzel. 
Para Vidal, o homem também transforma o meio onde vive. Isso porque ao agir sobre o meio para modificá lo , essas ações humanas abre a possibilidade de o homem interferir na natureza, ou seja modificá-la e não simplesmente ser modificado por ela… isso porque essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito. 
Essas formas de pensamento geográfico foram as responsáveis para consolidar a Geografia enquanto uma ciência e, ao mesmo tempo ajudando a compreender como se dá a relação entre a sociedade humana e o meio.

RESUMINDO:
    • Apos século XIX a Geografia começa a se estruturar enquanto CIÊNCIA. Neste período destacam duas importantes escolas geográficas. 
    • Determinismo: Tem como expoente  o alemão Friedrich Ratzel - acredita que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço
    • Possibilismo: Tem como criador o francês Paul Vidal de La Blache -   o homem também transforma o meio onde vive. O homem não sofre, simplesmente, a ação do meio natural e sim manifesta a sua ação sobre o meio, sendo o homem um agente geográfico que atua sobre o meio natural, usando sua influência e criando possibilidades de sobrevivência.
FONTE DE CONSULTA WEB
 PENA. Rodolfo Alves.Friedrich Ratzel. disponivel em . Acesso em 26 de janeiro de 2020 por Orlandir Cavalcante
______________ disponivel em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vidal-la-blache.htm
https://www.clickescolar.com.br/possibilismo-geografico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....