domingo, 23 de fevereiro de 2020

GEOGRAFIA: A Ciência que estuda o ESPAÇO GEOGRÁFICO.

O principal objetivo da Geografia é analisar as relações do ser humano com o meio que o cerca e as transformações que as sociedades imprimem na superfície. Isso faz a geografia ser uma ciência.
Desde que o primeiro humano pisou na terra sabemos, pela evolução, que para sobreviver desenvolveu técnicas e instrumentos capazes de modificar a natureza, adequando a às suas realidades e necessidades. Assim a relação homem e natureza tem sofrido alterações de finalidade e de intensidade. Na pré história por exemplo as alterações provocadas pelo homem eram com o objetivo de sobrevivência. A busca pela vida gritava mais alto que qualquer outra finalidade. Com a evolução da sociedade e com a revolução industrial em especial, após o século XIX as novas técnicas e tecnologias potencializaram as ações humanas e a sobrevivência já não é o único interesse do homem para alterar a natureza, surge outras necessidades como por exemplo a necessidade de buscar o lucro.
Pois bem, para a geografia, ao alterar a natureza a sociedade humana está na verdade construindo o objeto da ciência geográfica. O espaço Geográfico, também chamado de espaço antrópico pois é o espaço natural modificado pela ação humana. Ou, podemos dizer que o espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).
RESUMINDO:
  • Geografia estuda as relações que a sociedade humana tem, com a natureza e com os outros seres humanos, sempre no sentido de alterar o espaço natural construindo assim o Espaço Geográfico, ou seja o espaço antrópico ou alterado pela ação humana.
ASSISTA O VIDEO DESTA AULA


FONTE
FARIA. Caroline. O espaço Geográfico. Disponivel em <https://www.infoescola.com/geografia/espaco-geografico/> acesso em 2701/2020 por Orlandir Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....