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COLEGIO SALESIANO SANTA
MARIA – CACERES – MATO GROSSO
PROFESSOR
ORLANDIR CAVALCANTE - CIENCIAS HUMANAS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
ENEM
2018 – LISTA DE EXERCICIOS.
COMPETENCIA
DO ENEM 05 HABILIDADE 23
QUESTOES
OBJETIVAS:
Questão01 - do
Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro
Todo
Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro é uma música da banda o Rappa, em que a
letra problematiza a(o)
a) relação de trabalho e existência da mão de
obra escrava
b) sofrimento dos escravizados durante a
expansão marítima europeia.
c) dura rotina de trabalho dos escravos.
d) atividade comercial e o tráfico negreiro.
e) preconceito racial e social.
QUESTÃO 02 - No início do século XIX,
o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica
para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade
indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
“Permanecendo em grau inferior da
humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum
exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo
(…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente,
tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a
Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”
(Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982).
(Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982).
Com base nessa descrição, conclui-se
que o naturalista Von Martius
a) apoiava a independência do Novo
Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão
européia, respeitavam a flora e a fauna do país.
b) discriminava preconceituosamente
as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
c) defendia uma posição progressista
para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de
aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias
da América.
e) desvalorizava os patrimônios
étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora
européia”, típica do século XIX.
QUESTAO 03- De 1948 a 1991, vigorou na
África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:
a)
Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da
participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da
terra.
b)
Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação
da população negra às atividades políticas do país.
c)
Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros e asiáticos da
participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
d)
Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica
da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.
e)
Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual
da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.
QUESTAO 04 - Um dos
grandes desafios do século XXI para tornar o mundo melhor é o de aprender a
conviver com os outros, aceitar e respeitar os que são diferentes na cultura,
na religião, nos costumes, na sexualidade etc. A intolerância, os preconceitos,
as discriminações e o racismo, no entanto, vêm crescendo. Sobre esse assunto, é
CORRETO afirmar:
a)
o princípio de que todos os seres humanos são iguais, independentemente de
sexo, cor da pele, orientação sexual, local de nascimento, valores culturais,
existe de direito e de fato nas sociedades democráticas.
b)
o racismo consiste numa tendência a desvalorizar certos grupos étnicos, sociais
ou culturais, atribuindo-lhes características inferiores e manifesta-se na
segregação e rejeição de valores culturais.
c)
os neonazistas, os carecas, os arianos, entre outros, são grupos organizados
que visam combater os preconceitos, sobretudo contra migrantes pobres.
d)
a xenofobia e a homofobia atingem em maior grau os indígenas, os negros e a
mulher, considerados inferiores
em determinadas sociedades.
QUESTAO 05 - Em
tempos neoliberais o processo de
globalização, que interliga lugares, através da movimentação de pessoas, de
valores, de capitais e de mercadorias, pode ocasionar situações que expõem a
humanidade a condições de risco. Entre as mais graves e/ou sobre as tentativas
de evitá-las, é possível destacar, de modo correto:
A)
a difusão de preconceitos contra estrangeiros, pela crença de que as pessoas e
os produtos vindos de fora são os responsáveis pelas crises da economia e pelo
desemprego.
B)
a transferência de doenças degenerativas pelos continentes, como as neoplasias,
as doenças cardíacas, o Mal de Alzheimer, entre outras, até há poucos anos,
típicas de países desenvolvidos.
C)
a repercussão das crises, nas bolsas de valores, provocadas por conflitos
armados, que têm efeitos semelhantes entre países ricos e pobres e entre
pessoas de diferentes condições sociais.
D)
a carência de água, provocada pelo seu consumo inadequado, que levou o mundo a
adotar como forma de controle a racionalização e a privatização do seu uso.
E)
o desequilíbrio na distribuição da população mundial, solucionável através da
transferência de populações, possibilidade assegurada pelas políticas
migratórias internacionais.
QUESTAO 06 - O problema
enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão “sustança” expressos nos
quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a
(A)
rejeição / alimentos básicos.
(B)
discriminação / força de trabalho.
(C)
falta de compreensão / matérias-primas.
(D)
preconceito / vestuário.
(E)
legitimidade / sobrevivência.
QUESTAO 07- No
segundo quadro da tira, a minhoca se esconde para não ser notada pelas cobras.
Essa
tentativa de desaparecimento da personagem é enfatizada pelo uso do seguinte
recurso:
(A)
caráter exclamativo de uma fala
(B)
movimento conjunto das cobras
(C)
ausência da moldura do quadro
(D)
presença de personagens distintos
QUESTAO 08 - Quem
construiu a Tebas de sete portas?
Nos
livros estão nomes de reis.
Arrastaram
eles os blocos de pedra?
E
a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em
que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para
onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da
China ficou pronta?
A
grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem
os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?
BRECHT,
B. Perguntas de um trabalhador que lê.Disponível
em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em:28
abr. 2010.
Partindo
das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a
memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A
crítica refere-se ao fato de que
A os agentes históricos de uma determinada
sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e,
por isso, ficaram na memória.
B a História deveria se preocupar em memorizar
os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao
longo do tempo.
C grandes monumentos históricos foram
construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes
das sociedades que os construíram.
D os trabalhadores consideram que a História é
uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e
distantes no tempo.
E as civilizações citadas no texto, embora
muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.
Gabarito
01 – E
02 – E
03 – C
04 – B
05 – A
06 – B
07 – C
08 – C
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