sábado, 5 de maio de 2018

VISÃO SISTÊMICA DE DOM BOSCO BOSCO E SEU SISTEMA EDUCATIVO

Para inicio de conversa vamos falar de João Bosco. Um filho de camponeses pobres do Norte da Itália do século XIX, período de conflitos no plano político e econômico, em destaque a revolução industrial que estava iniciando seus passos nas imediações de Turim, o principal centro urbano da região na época. Os efeitos desta crise não poderiam ser outro, êxodo rural, desemprego, violência urbana e abandono principalmente para a juventude que, migrando da zona rural entravam nas cidades sem perspectivas e acabavam sendo levados ao sistema prisional. Foi acompanhando os trabalhos do padre Cafasso, um velho sacerdote que Dom, Bosco se sensibilizou. Teria que achar uma forma de prevenir e evitar que a juventude acabasse nas masmorras das prisões. Surge assim o sistema preventivo.
O professor Brasdorico[1] nos informa que o sistema preventivo baseia nos seguintes pilares. Visão positiva da pessoa humana. Religiosidade integradora e unificadora. Promoção integral e Metodologia do amor educativo. A promoção integral, conforme o professor consiste em ver o ser humano como um todo que, do ponto de vista da pessoa, deve ser ajudada a promover se integralmente, nas dimensões (somática, psíquica, espiritual); do ponto de vista social é convidado a participar da transformação da realidade em perspectiva espiritual, é motivado à caridade evangélica. Somando à promoção integral acrescentamos a religiosidade integradora e unificadora, que contempla, a partir da religiosidade o ser humano nas suas diversas dimensões. Assim entendemos que das características  apresentadas pelo professor, a promoção integral e a religiosidade integradora/unificadora se complementam e completam.
De posse destes esclarecimentos precisamos deixar claro que Dom Bosco colocou em sua pratica educativa e pastoral um sistema, não uma teoria ou um pressuposto  de militância política, mas uma sistema com fundamentos teóricos ( talvez ele mesmo não tenha esta intenção) e prático. Dom Bosco era muito pé no chão.
Se entendermos sistema como sendo um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado, logo, o Sistema preventivo é uma combinação lógica de cuidados, estribados numa ação educativa apoiada na RAZÃO, enquanto processo de compreensão de si e do mundo, a RELIGIÃO, enquanto busca e descoberta do sentido da vida e por fim, o que pode ser tido como o termo gaurda-chuva, AMOREVOLEZZA, que abriga embaixo de si as virtudes relacionais , atitudes e comportamentos entre as pessoas, que se revelam em palavras, gestos, ajudas, dons, sentimentos de amor, de graça e de cordial disponibilidade.
Pensar numa proposta educativa nestes moldes, em pleno século XIX não era tarefa para alguém que tem um visão puramente linear do processo educativo. Ainda mais por tratar se de uma época em que conceitos contemporâneas como inteligências múltiplas e as abordagens inovadoras da neurociência ainda nem sequer eram ventiladas! Por ai vê se o brilhantismo da mente de Dom Bosco.

Dom Bosco tem uma visão do todo na sua maneira de educar e ver a realidade. Esta visão do todo, que Dom Bosco vivencia no próprio contato com a natureza, com as artes, com a imagem de Deus, com o processo educativo interativo, oferece um ponto de diálogo fundamental com a visão sistêmica da realidade aprofundada por várias abordagens.... (MENDES.2017:94)       


Percebe se que para Dom Bosco as partes se unem para formar o todo, assim é a realidade humana. Portanto o processo educativo não poderá estar deslocado desta realidade sistêmica.
A proposta educativa apresentada por Dom Bosco, por ser estribada numa visão sistêmica alem de promover integralmente a pessoa humana com o fito de formar bons cristãos e honestos cidadãos, proporciona aos educandos e educandas a possibilidade de  se descobrir, de se potencializar e se valorizar prevenindo de todo desvio nocivo á sua personalidade e ao corpo social, pois assim, o educando adquire maturidade e segurança mediante uma pratica educativa pautada no afeto, correção e compreensão. Assim conforme Gildásio Mendes ... a visão do todo reintegra a pessoa no ambiente, na sua terra, na sua cultura, na sua realidade, nas relações com a natureza, vendo se como uma extensão do ser humano e não como uma realidade em partes, separada.[2]. Há neste caso uma reinserção do educando de forma consciente e proativa, ou seja alguém protagonista de suas ações no tempo e no espaço.
A visão sistema de Dom Bosco nos legou uma proposta educativa capaz de vencer uma das consequências do racionalismo instrumental, que é a fragmentação das pessoas, sociedades, e concepções de mundo, este efeito mais nocivo e que atualmente vem trazendo consequências desastrosas no campo das relações internacionais, nas relações do homem com o seu semelhante, com a natureza e com a sua própria cultura, gerando racismos, intolerância política e religiosa, neonazismos e neofascismos, xenofobia e tantos outros males que vemos assolar a sociedade contemporânea. Uma educação pautada no reencontro do homem consigo mesmo, com deus e com a natureza será capaz de criar novas possibilidades de entender e viver no mundo



[1] SANTOS.Brasdorico Merqueades.Dom Bosco e seu tempo.UCDB Virtual. 2017. Pagina 55 a 58.
[2] MENDES. Gildasio.Salesianidade e Contemporaneidade. UCDB Virtual. Campos Grande. MS. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....