segunda-feira, 30 de março de 2015

RESUMO DE SOCIOLOGIA : O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE

AUGUSTO COMTE Nasceu em 1798, em Montpellier, na França. Cresceu em um ambiente pós-revolução francesa (1789) e presenciou as grandes transformações produzidas pelas revoluções Francesa e Industrial.
Criou a Sociedade Positivista.
Suas idéias fundamentaram correntes de pensamento político e a independência de países americanos. Faleceu em Paris, 1857.
Apresentou uma proposta de religião da Humanidade, formando a Igreja Positivista, que teria influência em muitos países, inclusive no Brasil.
As idéias positivistas orientaram a organização da República, como a separação entre igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, a reforma educacional (proposta por Benjamin Constant) e a reorganização da sociedade com base em um processo de modernização e progresso.
As bases do pensamento positivista
Foi o primeiro pensador a conceber uma ciência para estudar a sociedade, denominando-a inicialmente de Física Social.
Teve a influencia de dois pensadores
1. Condorcet, (1743-1794) - importância das invenções e descobertas das ciências, resultando numa reorganização política e social da humanidade, que seria resultante das luzes da razão.
2. Saint Simon (1760-1825) A sociedade se reorganizava com os avanços do mundo industrial, e passa a conceber a idéia de um estudo objetivo (científico ou positivo) da sociedade.
Comte acreditava que, conhecendo as leis gerais que explicassem a organização da sociedade, encontraria explicações irrefutáveis para o desenvolvimento da humanidade. E uma vez chegando a essas leis, seria possível apresentar propostas de ação para a manutenção da ordem social.
Para modificar o futuro da humanidade não acreditava no processo revolucionário , pois criticava a Revolução francesa onde, segundo ele a revolução francesa havia acelerado o processo de destruição da antiga sociedade feudal e acelerado o processo de reorganização da nova ordem social, porém havia provocado a desagregação moral e intelectual da antiga sociedade e não colocara novos princípios morais para a nova sociedade.
Os problemas e conflitos só seriam resolvidos com um reforma intelectual dos homens, e essa reforma deveria ter por base o conhecimento científico ou positivo da sociedade, como os conhecimentos das ciências mais desenvolvidas, a Química, a Física e a Biologia. A sociedade só poderia ser reorganizada com a criação de uma nova ciência positiva, que não pregasse a revolução como o iluminismo, considerado por ele uma ciência negativa pois criticava e pregava a revolução. A Ciência deveria ser POSITIVA ou seja construtiva, apresentando ações práticas para reformar a sociedade e promover a ordem social.
O objeto de estudo da Física Social ou Sociologia - O objeto de estudo da Sociologia é sociedade, compreendendo a sociedade como a humanidade (unidade de todas as sociedades).
A sociedade não se reduz a uma espécie biológica, há na sociedade uma dimensão essencial, a história, logo a sociedade (humanidade) não pode ser pensada a partir do indivíduo isolado ou de uma sociedade particular. A história das sociedades forma a história do desenvolvimento da humanidade. Comte parte da primazia do todo sobre as partes. A sociedade europeia seria a mais avançada neste processo evolutivo. A Sociologia seria a ciência que, estudando o passado, mostraria o que foi a humanidade, o que ela é e o que será futuramente.
Reforça a concepção da importância todo sobre as partes. A sociedade é concebida como uma entidade que representa um conjunto de interesses e de opiniões comuns, que determina o desenvolvimento dos indivíduos e da própria sociedade.
O método de estudo da Física Social ou Sociologia - O método para estudar e conhecer a sociedade deve ser o mesmo das ciências da natureza, o método científico, entendido dentro do mesmo espírito que o dos fenômenos astronômicos, físicos, químicos, buscando encontrar leis naturais invariáveis, que expliquem o grande fenômeno do desenvolvimento da humanidade (Covezzi & Castro, 2006).
Evolução do espírito humano ou a Lei dos três estados - a evolução da humanidade estaria condicionada
ao progresso do conhecimento, que acontece em três estados fundamentais, num processo linear:
Teológico
Estado metafísico (filosofia)
Estado Positivo ou científico
Estado inicial da sociedade e era composto por três momentos distintos:
a) fetichismo: o homem confere vida, ação e poderes sobrenaturais aos seres inanimados e aos animais;
b) politeísmo: o homem atribui às diversas potências sobrenaturais ou deuses, certos traços da natureza humana (motivações, vícios e virtudes)
c) monoteísmo – quando se desenvolve a crença em um único Deus.
As causas divinas são substituídas por causas mais gerais, entidades metafísicas, buscando nessas entidades abstratas (idéias) explicações sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos. (Ex.: noções de liberdade, democracia)
o homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos por meio da observação científica e do raciocínio, formulando leis, parte da observação dos fenômenos, com rigorosa pesquisa científica.

Para o pensamento positivista, somente as descobertas científicas poderiam dar explicações legítimas da realidade social. As explicações religiosas e filosóficas conduzem o homem ao engano e devem ser substituídas pelo conhecimento positivo (científico). Com o avanço do pensamento positivo, todas as idéias religiosas e metafísicas desapareceriam, restabelecendo a ordem social.
A reforma intelectual da Sociedade - O terceiro tema é a reorganização social da sociedade. A sociedade só poderia ser reorganizada por meio de uma reforma intelectual do homem. Era necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar, de acordo com o conhecimento científico da sua época. Modificando os homens, consequentemente modificar-se-iam as instituições sociais e a sociedade.
A reforma intelectual seria realizada a partir dos conhecimentos científicos, Mas as descobertas realizadas pela Sociologia seriam as mais importantes, porque seus estudos científicos poderiam mostrar os caminhos do futuro da humanidade.
A união da ordem com o progresso só poderia ocorrer na sociedade positiva, em que todos os conhecimentos tivessem por base a razão.
E o amor deveria estar no princípio de todas as ações.

Fonte : Covezzi, Marinete. Sociologia I: introdução à sociologia / Marinete Covezzi --Cuiabá: EdUFMT, 2008.

Resenha Prof. Orlandir Cavalcante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....