UMA REFLEXÃO A TENDO POR BASE O TEXTO ELEMENTOS HISTORICO-CRITICOS DA EVOLUÇÃO DA AÇÃO DE DOM BOSCO", de PEDRO PEREIRA BORGES
Sempre ouvimos a
máxima de que “Somos produtos do meio”. Mesmo havendo quem pense diferente,
neste caso Dom Bosco possivelmente não concordaria com tal afirmativa o certo é
que atualmente é pacifico que o momento histórico e o fator geográfico (locacional) deixa suas marcas nas mentes ,
concepções e ações de indivíduos de uma certa sociedade e Dom Bosco tem uma
visão do mundo tal como ele é, e, por conseguinte uma visão do ser humano
(BORGES – 2017: 14).
Assim se faz
necessário desvelar o que denominamos de o século de Dom Bosco, ou seja o
século XIX, onde uma radical reconfiguração geográfica e política sacudiu o
continente europeu, em especial o Norte da Península Itálica. No plano da
geopolítica temos os Reinos que compunham a península somado aos Estado
Pontifícios, em particular o Norte sendo alvo das pretensões imperialistas da
Áustria. No aspecto político e social a influencia da revolução francesa de
cunho liberal já causava assombro principalmente no tocante aos direitos
individuais e coletivos, questionamento do poder temporal da Igreja Católica
que deveria, conforme os revolucionários, separar se do Estado e este por sua
vez deveria abandonar as práticas absolutistas e aderir ao constitucionalismo.
Paralelo a estes fatos da ordem geopolítica externa estava em curso ainda o
desejo de unificação dos reinos itálicos – era o Risorgimento Italiano( 1815 a 1870).
Dom Bosco nasce em 1815.
Vivenciou diretamente ou indiretamente os fatos narrados anteriormente. No
plano das idéias e das concepções temos a efervescência do domínio da razão.
Uma transição do teocentrismo que dominava o regime anterior para o novo regime
sob a égide do antropocentrismo. Charles Darwin, Stuart Mill, Hegel e por fim
Karl Marx. Estes pensadores, cada um em seu campo de produção com certeza devem
ser levados em consideração quando se tenta entender o HOMEM na visão de Dom
Bosco. Porem não se pode esquecer que Dom Bosco era fiel á Igreja e ao papa.
Sua postura será refratária a todas estas concepções circundantes do século
XIX, pois como conservador o mesmo se propunha a um propósito. Restaurar o status quo anterior ou resistir ao máximo
aos fluxos modernizantes pois, no entender do santo eles ameaçavam a Igreja e o
poder papal.
O sonho dos nove anos
é ilustrativo neste ponto o para desvendar a antropologia de base do pensamento
de São João Bosco. Os meninos que estavam a brincar o faziam em uma casa
bastante espaçosa. As brincadeiras evidenciam que o homem á ativo. Ele age e
precisa de segurança para suas ações. As brincadeiras parecem que não eram
suficientes para fazer crescer e elevar o espírito daqueles garotos. Ainda lhes
faltava algo e este tensionamento leva a uma nível a ponto de se agredirem e
proferirem blasfêmias, que tanto incomodou a Dom Bosco. O homem portanto ao se
ocupar de coisas fúteis e superficiais desprovidos de virtudes acaba se
distanciando da natureza, das leis naturais, ou seja, dos mandamentos divinos,
e o nível de degradação aumenta ao ponto de os mesmos se transformarem em
animais.
O afastamento das
virtudes embrutece o homem em Dom Bosco. Nisso aparece o senhor misterioso que
lhe apresenta a “mestra” que o conforta dizendo, “não com pancadas mas com amor
é que poderá conquistar seus amigos”. O homem tem que ser objeto de uma ação
educativa para retomar o caminho da virtude. Há vários métodos e muitos métodos
educativos com certeza existiam na Itália naquele período mas Dom Bosco
preferiu usar a religião como base para aproximar o homem de Deus. Assim a
educação se processa e se concretiza tendo como base a religião. Para BORGES em
Dom Bosco
“...o
ser humano é um ser criado por Deus, e que perdeu o contato com a natureza, mas
que precisa ser resgatado pela própria religião... Ele tinha clareza que tipo
de ser humano desejava ara a sociedade, alem da importância da religião e da
Igreja no processo educativo” (BORGES, 2017:14)
Portanto, para Dom
Bosco o processo civilizador da sociedade moderna, pós século XIX seria
assentado no resgate das virtudes e valores da cristandade, estribados
religião, na Igreja, na escola e na Missão. Educadores e missionários assim são
os Salesianos pelo mundo inteiro.
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