sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O HOMEM CONFORME DOM BOSCO



UMA REFLEXÃO A TENDO POR BASE O TEXTO ELEMENTOS HISTORICO-CRITICOS DA EVOLUÇÃO DA AÇÃO DE DOM BOSCO", de PEDRO PEREIRA BORGES

Sempre ouvimos a máxima de que “Somos produtos do meio”. Mesmo havendo quem pense diferente, neste caso Dom Bosco possivelmente não concordaria com tal afirmativa o certo é que atualmente é pacifico que o momento histórico e o fator geográfico  (locacional) deixa suas marcas nas mentes , concepções e ações de indivíduos de uma certa sociedade e Dom Bosco tem uma visão do mundo tal como ele é, e, por conseguinte uma visão do ser humano (BORGES – 2017: 14).
Assim se faz necessário desvelar o que denominamos de o século de Dom Bosco, ou seja o século XIX, onde uma radical reconfiguração geográfica e política sacudiu o continente europeu, em especial o Norte da Península Itálica. No plano da geopolítica temos os Reinos que compunham a península somado aos Estado Pontifícios, em particular o Norte sendo alvo das pretensões imperialistas da Áustria. No aspecto político e social a influencia da revolução francesa de cunho liberal já causava assombro principalmente no tocante aos direitos individuais e coletivos, questionamento do poder temporal da Igreja Católica que deveria, conforme os revolucionários, separar se do Estado e este por sua vez deveria abandonar as práticas absolutistas e aderir ao constitucionalismo. Paralelo a estes fatos da ordem geopolítica externa estava em curso ainda o desejo de unificação dos reinos itálicos – era o Risorgimento Italiano( 1815 a 1870).

Dom Bosco nasce em 1815. Vivenciou diretamente ou indiretamente os fatos narrados anteriormente. No plano das idéias e das concepções temos a efervescência do domínio da razão. Uma transição do teocentrismo que dominava o regime anterior para o novo regime sob a égide do antropocentrismo. Charles Darwin, Stuart Mill, Hegel e por fim Karl Marx. Estes pensadores, cada um em seu campo de produção com certeza devem ser levados em consideração quando se tenta entender o HOMEM na visão de Dom Bosco. Porem não se pode esquecer que Dom Bosco era fiel á Igreja e ao papa. Sua postura será refratária a todas estas concepções circundantes do século XIX, pois como conservador o mesmo se propunha a um propósito. Restaurar o status quo anterior ou resistir ao máximo aos fluxos modernizantes pois, no entender do santo eles ameaçavam a Igreja e o poder papal.
O sonho dos nove anos é ilustrativo neste ponto o para desvendar a antropologia de base do pensamento de São João Bosco. Os meninos que estavam a brincar o faziam em uma casa bastante espaçosa. As brincadeiras evidenciam que o homem á ativo. Ele age e precisa de segurança para suas ações. As brincadeiras parecem que não eram suficientes para fazer crescer e elevar o espírito daqueles garotos. Ainda lhes faltava algo e este tensionamento leva a uma nível a ponto de se agredirem e proferirem blasfêmias, que tanto incomodou a Dom Bosco. O homem portanto ao se ocupar de coisas fúteis e superficiais desprovidos de virtudes acaba se distanciando da natureza, das leis naturais, ou seja, dos mandamentos divinos, e o nível de degradação aumenta ao ponto de os mesmos se transformarem em animais.
O afastamento das virtudes embrutece o homem em Dom Bosco. Nisso aparece o senhor misterioso que lhe apresenta a “mestra” que o conforta dizendo, “não com pancadas mas com amor é que poderá conquistar seus amigos”. O homem tem que ser objeto de uma ação educativa para retomar o caminho da virtude. Há vários métodos e muitos métodos educativos com certeza existiam na Itália naquele período mas Dom Bosco preferiu usar a religião como base para aproximar o homem de Deus. Assim a educação se processa e se concretiza tendo como base a religião. Para BORGES em Dom Bosco

“...o ser humano é um ser criado por Deus, e que perdeu o contato com a natureza, mas que precisa ser resgatado pela própria religião... Ele tinha clareza que tipo de ser humano desejava ara a sociedade, alem da importância da religião e da Igreja no processo educativo” (BORGES, 2017:14)



Portanto, para Dom Bosco o processo civilizador da sociedade moderna, pós século XIX seria assentado no resgate das virtudes e valores da cristandade, estribados religião, na Igreja, na escola e na Missão. Educadores e missionários assim são os Salesianos pelo mundo inteiro. 

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