segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Somos Brasileiros



Acompanhando os últimos acontecimentos, no tocante ao desastre natural em Santa Catarina, lembrei me de algumas história de minha infância. Fazia a quinta série na Escola Ministro João Alberto em meados dos anos 80 numa cidade do interior de Mato Grosso, Nova Xavantina e como todo adolescente, fiquei encantado, pois pela primeira vez tinha mais de um professor em sala de aula e algumas matérias novas como Historia e Geografia.
Entrou na sala o professor de Geografia e pediu que todos se apresentassem, percebi muitos colegas de outras regiões do Brasil, mas a maioria era do Sul. E eu, mato-grossense descendente de mineiros e de goianos ali. Mas me chamou atenção os comentários “maldosos” feitos por aquele ( que se dizia professor), depreciando e menosprezando mato-grossenses e outros alunos com procedência de outros estados, principalmente do nordeste. A geografia da quinta série naquela época pouco abordava questões sociais, mas lembro que os esculachos do professor aos não sulistas da sala eram freqüentes.Uma das coisas que ele sempre afirmava era que - “O Sul deveria separar se Brasil”, “ no nordeste as pessoas não gostam de trabalhar”, “ a região mais pobre do Brasil é o nordeste”, “mato grosso deveria agradecer sempre a presença de colonos sulistas” etc. etc. .....bem, ao longo daquele ano muitas humilhações senti, mas graças a Deus aquele professor passou...
Hoje, em pleno ano de 2008 uma tragédia, atinge uma Unidade da Federação, principalmente em uma localidade, o Vale do Itajaí, que se vangloria do status de ser berço de imigrantes europeus, mas o que vi foi um povo, igual a tantos de norte a sul, um povo sofrido, brasileiro que traz uma mensagem em meio áquele desespero, recomeçar.
Este recomeçar é que move a mais de três séculos o sertanejo nordestino,.Recomeçar a vida em “São Paulo”, recomeçar a vida após longas secas e prolongadas migrações.
Por outro vi caminhões com doações sendo organizados por empresários do Brasil inteiro, inclusive do nordeste.
Fica claro que a tragédia nos deixou uma lição, somos sim brasileiros e de norte a sul temos um sentimento que nos une. O sentimento de pertencer a uma Nação chamada Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....