sábado, 15 de dezembro de 2007

PARTICIPEI NA ELABORAÇÃO DO PAR EM CÁCERES




O PAR é um instrumento de planejamento do MEC, também chamado em Mato Grosso de regime de colaboração, objetiva o desenvolvimento de ações conjuntas entre Estado e municípios que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação.
Em Cáceres, o Grupo sistematizador reuniu nos dias 11 a 13 de dezembro de 2007, nas dependências do CEFAPRO ( ao lado da escola CEOM). Representantes da Rede Estadual e Municipal, pela primeira vez fizeram um diagnóstico conjunto visando propor ações efetivas com o apoio financeiro do Ministério da Educação, SEDUC/MT .
Assim, nos próximos quatro anos, a educação no município de Cáceres receberá incentivos e ações visando a oferecimento de aulas no cotraturno, laboratórios de informática, ciências naturais e matemática e de linguagem, mas sobretudo novas propostas e praticas pedagógicas que serão estimuladas, e na qualificação dos professores.
O combate será aos baixos índices de aprendizagem usados pelo MEC, sobretudo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a evasão e a repetência.
Como sempre o aspecto negativo ficou por conta das autoridades municipais. O vereador Célio Silva, membro do Grupo, não deu com as caras nem justificou a ausência, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Crepaldi, ficou algumas horas e evaporou se, e o prefeito Ricardo Henry? Bem este não apareceu para assinar o termo de compromisso, gerando desconforto junto ao grupo, principalmente aos técnicos da SEDUC, que deveriam levar o documento assinado pela autoridade maior do município.
Por fim, merece destaque a fala da Guerreira da Educação, Professora Ana Leny Monteiro Prota, diretora da Escola Onze de Março – “As autoridade políticas deveriam estar aqui presentes, não para dizer o que devemos fazer para melhora a educação, pois isso sabemos, mas para formalizar e dar suporte político a tudo o que aqui foi proposto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui este texto....